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1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemarte3.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador6qtX3pFwXQZ3r59YCT/GTd5r
Repositóriosid.inpe.br/iris@1905/2005/07.27.04.34.51
Última Atualização2023:07.14.18.43.40 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/iris@1905/2005/07.27.04.35
Última Atualização dos Metadados2023:07.14.18.44.12 (UTC) simone
Chave SecundáriaINPE-4407-TDL/304
Rótulo5708
Chave de CitaçãoSouza:1987:CoAtSa
TítuloControle de atitude de um satélite artificial através da extensão da teoria do regulador linear quadrático
Título AlternativoAttitude control of an artificial satellite through the extension of the linear quadratic regulator theory
CursoCEA-SPG-INPE-BR
Ano1987
Data1987-09-04
Data de Acesso05 maio 2024
Tipo da TeseDissertação (Mestrado em Ciência Espacial)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas75
Número de Arquivos2
Tamanho1354 KiB
2. Contextualização
AutorSouza, Luiz Carlos Gadelha de
GrupoCEA-SPG-INPE-BR
BancaRios Neto, Atair (presidente)
Souza, Marcelo Lopes de Oliveira (orientador)
Yoneyama, Takashi
Souza, José Antonio M. Felippe
Fleury, Agenor de Toledo
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2013-04-29 21:32:58 :: administrator -> jefferson :: 1987
2013-07-30 14:05:07 :: jefferson -> sergio@sid.inpe.br :: 1987
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2014-12-23 12:44:10 :: sergio@sid.inpe.br -> tereza@sid.inpe.br :: 1987
2014-12-23 12:46:08 :: tereza@sid.inpe.br -> administrator :: 1987
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2019-05-22 17:28:39 :: sergio -> simone :: 1987
2019-05-22 17:32:10 :: simone -> administrator :: 1987
2022-03-17 05:29:16 :: administrator -> simone :: 1987
2023-07-14 18:44:12 :: simone -> :: 1987
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chaveengenharia e tecnologia espaciais
controle de atitude
teoria regulador
controle ótimo
satelites artificiais
sistema de controle não-linear
attitude control
regulatory theory
optimal control
artificial satellites
control system nonlinear
ResumoNeste trabalho apresenta-se uma nova lei de controle de atitude para satélites artificiais. Esta lei baseia-se numa extensão da teoria do regulador linear quadrático para o caso em que a dinâmica é descrita por um sistema de equações não-lineares (equações de Euler). Focalizando-se o modo de operação em que os ângulos e as velocidades angulares do satélite são pequenas mas as velocidades angulares das rodas a reação usadas são quaisquer. Faz-se: 1) uma comparação entre esta lei e uma outra simulada sob as mesmas condições da {{{literatura;}}} 2) uma avaliação do comportamento das saídas do sistema quando sobre este atua o regulador e quando atua sua extensão, à medida em que as condições iniciais tornam-se {{{grandes;}}} 3) um estudo da sensibilidade do sistema de controle em relação a uma variação nos momentos de inércia do satélite, e do seu desempenho quando os erros nas estimativas são modelados como variáveis aleatórias. Os resultados obtidos sugerem que: 1) a lei de controle implementada reduz as velocidades angulares e os ângulos do satélite com rapidez maior do que a {{{outra;}}} 2) para a dinâmica considerada, a presença do termo não-linear na lei implementada torna-a mais robusta do que aquela baseada no {{{regulador;}}} 3) a sensibilidade do sistema de controle a variações nos momentos de inércia é baixa, e que o seu desempenho na presença dos erros nas estimativas é pouco alterado. ABSTRACT: A new attitude control law for artificial satellites is presented. It is based on an extension of the linear quadratic regulator theory to the case where the dynamics is described by a weakly nonlinear system of equations (Euler's equations). It focuses the mode of operation in which the satellite has smaller angular velocities and angles but has arbitrary reaction wheel velocities. It includes: 1) a comparison between this law and others simulated under the same conditions in the {{{literature;}}} 2) an evaluation of the behavior of the system output under the regulator and under its extension, while the initial conditions become {{{large;}}} 3) a study of the control system sensitivity with respect to variations in the satellite moments of inertia, and of the system performance when the estimate errors are modeled as random variables. The results obtained suggest that: 1) the implemented control law reduces the angular velocities and angles faster than the other {{{law;}}} 2) the presence of the nonlinear term in the implemented law makes it more robust than the law based on the regulator, for the dynamics {{{considered;}}} 3) the sensitivity of the control system with respect to a variation in the moments of inertia is small, and its performance in the presence of estimate errors is changed slightly.
ÁreaETES
Arranjo 1urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > CGCEA > Controle de atitude...
Arranjo 2Controle de atitude...
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Publicacao.pdf 19/11/2014 15:37 1.2 MiB
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Idiomapt
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Detentor dos Direitosoriginalauthor yes
Detentor da CópiaSID/SCD
Permissão de Leituraallow from all
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3EU2FR5
8JMKD3MGPCW/46H4E3L
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/bibdigital/2013/10.01.23.29 1
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/banon/2001/04.03.15.36
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress electronicmailaddress format isbn issn lineage mark mirrorrepository nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress readergroup resumeid schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype


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